Desde 1950, proporciona à comunidade de Itapipoca e cidades vizinhas uma educação alicerçada nos valores cristãos, por meio da construção de conteúdos essenciais para o exercício de uma cidadania ética, consciente e crítica. Atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também os Cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem. A Escola dispõe de um amplo auditório, um Ginásio de Desporto, duas piscinas para lazer, aulas de natação e hidroginástica e um moderno laboratório de enfermagem.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TEMA: O Semiárido e as alternativas de convivência 
TEMA GERADOR: “O Quinze” – Raquel de Queiroz
DISCIPLINAS: Português, História, Matemática, Física e Química
SÉRIES: 1º e 2º Ano do Ensino Médio

O nordeste brasileiro está situado na região semiárida que tem como característica a baixa densidade pluviométrica com estação chuvosa de curta duração. A presença do sol ocasiona a rápida evaporação da água, armazenada em reservatórios construídos como alternativa para que o nordestino não sofra com sua escassez em tempos de seca. O maior problema do semiárido é quando há um espaço extenso de tempo de uma estação chuvosa para a outra. Os reservatórios reduzem consideravelmente a sua capacidade de abastecimento, ocasionando a falta d’água para a população e a realidade do sertão se torna difícil, pois não há como o agricultor trabalhar com a produção de gêneros alimentícios, haja vista que a terra estando muito seca não serve para a plantação. Desde as últimas décadas do século XX, as estações de seca tem acontecido com maior freqüência e esta realidade impulsiona o nordestino a pensar em alternativas de convivência com o semiárido, para que o calor de um sol abrasador e a escassez de chuvas não se torne um problema para a sobrevivência nesta região.
            Assim sendo, a Escola Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca, Ceará, decidiu trabalhar com seus alunos a educação para a consciência crítica, estimulando-os a fazer um estudo interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar sobre a realidade da seca e as alternativas de convivência com o semi-árido, buscando relacionar os conteúdos de sala de aula com a realidade vivida pelo povo de sua região. 
No momento em que se comemora o centenário da escritora cearense Raquel de Queiroz, a homenagem da Escola a esta renomada escritora, consiste em fazer a leitura da obra “ O Quinze”, como motivação para o estudo da problemática do semiárido, visando fomentar no aluno a sensibilidade com o problema da seca, tal como sensibilizou a referida escritora no início de sua carreira literária.
Tendo como ponto de partida a obra “O Quinze” que aborda a realidade da seca no Ceará, os alunos desenvolverão um trabalho multidisciplinar sob a orientação dos professores de Português, Literatura, História, Geografia, Matemática, Química e Física. Levarão ao conhecimento da sociedade de Itapipoca o resultado do estudo e da pesquisa, no qual fazem a interação da literatura brasileira com a realidade nordestina, apresentando através de uma vitrine literária a homenagem da Escola a Raquel de Queiroz. Na sequência desenvolverão uma apresentação científica sobre o fenômeno da seca, as políticas públicas de combate a seca e as alternativas de convivência com o semiárido.  

Memorial de Rachel de Queiroz






























Faça o download do Projeto: O Semiárido e as alternativas de convivência 

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